17 abril, 2012

Como ser dono do seu tempo






“Para tudo há um tempo determinado.” — Eclesiastes 3:1.
A fim de conseguir tempo para as coisas que realmente importam, você precisa saber quais são elas. Isso será mais fácil se estiver claro para você quais são seus valores e objetivos, bem como atividades específicas que ajudem a alcançá-los.
Assim, o primeiro passo é definir seus valores. Tente fazer uma lista de todos os que consegue lembrar, como família, amizades, trabalho, educação, realizações, aparência, dinheiro, felicidade, casamento, bondade e saúde física e espiritual. Daí, pergunte-se: ‘Quais desses valores são os mais importantes para mim?’
Depois, pense em todos os objetivos que gostaria de alcançar.
Qual é a diferença entre valores e objetivos?
Podemos dizer que os valores são contínuos, ao passo que os objetivos podem, em algum ponto, ser alcançados e dados como concluídos.
Que objetivos você pode tentar alcançar?
Passar mais tempo com a família? Achar um emprego melhor? Aprimorar suas habilidades num hobby favorito? Aprender outro hobby? Melhorar algum traço de sua personalidade? Sair de férias? Ler ou escrever um livro?
A seguir, decida quais desses objetivos são os mais importantes para você. Certifique-se de que sejam compatíveis com seus valores.
Por exemplo, se seu objetivo é ficar muito rico, mas um de seus valores é a família, talvez você se veja diante de um conflito.
Agora, pense em atividades que contribuem para alcançar cada objetivo que você escolheu.
Por exemplo, se um de seus objetivos é perder peso, fazer exercícios é uma atividade que pode ajudá-lo.
Como essa análise pode ajudar?
Se seus objetivos estiverem de acordo com seus valores e você fizer as atividades que contribuem para alcançar esses objetivos, sua vida estará bem direcionada.
Você dedicará mais tempo às coisas que considera importantes.
É claro que isso não significa ser insensível às necessidades e desejos dos outros. (Filipenses 2:4) Mas significa que estará em melhores condições para identificar e recusar oportunidades que não têm nada a ver com o que realmente vale a pena.
Sem dúvida, haverá desafios. Algumas tarefas podem ter relativamente pouca importância e ainda assim serem necessárias. Elas talvez preencham seu dia inteiro, deixando pouco ou nenhum tempo para as coisas mais importantes. E pode ser que surjam emergências ou que sua situação na vida sofra mudanças, interferindo em sua programação.
No entanto, por tomar medidas práticas para dedicar mais tempo às coisas importantes, você terá mais controle sobre como usa o tempo e administra a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário