25 maio, 2012

COMPAIXÃO E EMPATIA



Jesus demonstrava muita empatia. Compreendia os sentimentos dos que sofriam e se compadecia. Embora não estivesse nas mesmas circunstâncias daquelas pessoas, ele realmente sentia a dor delas em seu próprio coração. (Hebreus 4:15)
Quando curou uma mulher que já sofria de um fluxo de sangue por 12 anos, Jesus se referiu ao problema dela como uma “doença penosa”, reconhecendo assim que a doença lhe havia causado muito sofrimento e aflição. (Marcos 5:25-34)
Ver Maria e outras pessoas chorando por causa da morte de Lázaro tocou tanto a Jesus que ele ficou aflito no íntimo. Embora soubesse que ressuscitaria Lázaro, ele ficou tão comovido que chorou. — João 11:33, 35.
Em outra ocasião, um leproso se aproximou de Jesus e implorou: “Se apenas quiseres, podes tornar-me limpo.” Como Jesus reagiu, embora fosse perfeito e nunca tivesse ficado doente? Ele compreendeu como o leproso se sentia. De fato, a Bíblia diz que ele ‘ficou penalizado’. (Marcos 1:40-42)
Daí Jesus fez algo extraordinário. Ele sem dúvida sabia que os leprosos eram impuros segundo a Lei e que não deviam aproximar-se de outros. (Levítico 13:45, 46)
Jesus com certeza podia curar aquele homem sem tocar nele. (Mateus 8:5-13)
Ainda assim, preferiu estender a mão e tocar no leproso, dizendo: “Eu quero. Torna-te limpo.” A lepra desapareceu imediatamente. Que demonstração de terna empatia!
Como cristãos, somos incentivados a imitar a Jesus por mostrar empatia. A Bíblia nos incentiva a ‘compartilhar os sentimentos’. (1 Pedro 3:8)
Talvez não seja fácil compreender os sentimentos dos que sofrem de depressão ou de uma doença crônica, principalmente se nunca passamos por problemas desse tipo.
Mas lembre-se de que para ter empatia não é preciso estar nas mesmas circunstâncias da outra pessoa. Jesus teve empatia pelos doentes, embora ele mesmo nunca tivesse ficado doente.
Então, como podemos desenvolver empatia? Por ouvir pacientemente quando outros abrem o coração e expressam o que sentem. Podemos nos perguntar: ‘Como eu me sentiria se estivesse no lugar dessa pessoa?’ (1 Coríntios 12:26)
Quanto maior for a nossa sensibilidade aos sentimentos dos outros, tanto mais fácil será ‘falarmos consoladoramente às almas deprimidas’. (1 Tessalonicenses 5:14)
Às vezes podemos demonstrar empatia não apenas com palavras, mas também com lágrimas. “Chorai com os que choram”, diz Romanos 12:15.
Para seguirmos a Jesus, é necessário mostrarmos consideração pelos sentimentos dos outros. Assim, lembrando que palavras impensadas podem ferir os sentimentos das pessoas, damos atenção ao que falamos. (Provérbios 12:18; 18:21)
Em vista disso, entre os cristãos não deve haver palavras duras, comentários depreciativos e sarcasmo.
Seguir a Jesus envolve mais do que apenas repetir suas palavras e copiar suas ações. Precisamos cultivar a mesma “atitude mental” que ele tinha. (Filipenses 2:5)
Por essa razão, somos muito gratos de que a Bíblia nos revela os pensamentos e os sentimentos por trás das palavras e ações de Jesus!
Por nos familiarizarmos com “a mente de Cristo”, estaremos mais aptos a cultivar sensibilidade e profunda compaixão e assim tratar outros do modo como ele tratava as pessoas. (1 Coríntios 2:16)

3 comentários:

  1. Muitas vezes basta ouvirmos nossos irmãos.
    Uma demonstração de carinho e respeito pode valer muito mais do que muitos medicamentos.
    É muito bom termos alguém pra nos ouvir e podermos compartilhar nossos sofrimentos.
    Belo texto minha amiga querida!
    Lindo e abençodo final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto amiga. Como bem disseste, ser seguidor de Cristo envolve mais do que imitar as suas acções e palavras, envolve cultivarmos e moldarmos a nossa atitude mental conforme ele tinha. Agir de coração, com compaixão, amor e amizade pelo próximo, procurando sempre entender os sentimentos dos outros e ajudar com sentimento verdadeiro :) A Bíblia nos mostra como cultivar tudo isso dentro de nós.
    Beijinho grande e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Que lindo os textos que tem postado. E as imagens cada dia mais lindas.
    Bj
    Rose

    ResponderExcluir