08 agosto, 2012

Por que estamos aqui?





Segundo a Bíblia, Deus, que se chama Jeová, é supremamente inteligente. Ele é a Fonte de toda força cósmica e o Criador do Universo. (Salmo 83:18; 92:5)
O primeiro capítulo da Bíblia declara: “No princípio Deus criou os céus e a terra.” Depois, criou o homem à sua “imagem” — ou seja, com qualidades iguais às Dele — e ordenou que o homem tivesse filhos e enchesse a Terra. — Gênesis 1:1, 26, 28.
Significa isso que Deus criou o Universo, incluindo a Terra com suas muitas espécies de animais e plantas, simplesmente para abrigar a raça humana? E será que estamos aqui apenas para comer, beber, ter filhos e aproveitar a vida por algumas décadas?
Por que Deus nos criou?
Jeová Deus criou a humanidade como expressão do seu amor — ele quis compartilhar a vida e a felicidade com os humanos. Sem dúvida, Deus sentiu muita alegria ao criar todo tipo de coisas físicas para que o homem vivesse cercado de beleza e fartura. Acima de tudo, os humanos deveriam ter uma relação achegada com seu Criador, conhecendo-o e comunicando-se com ele. Foram criados para viver eternamente em condições perfeitas e pacíficas. — Gênesis 3:8, 9; Salmo 37:11, 29.
Jeová também deu aos humanos um trabalho gratificante e significativo.
Ele disse aos primeiros humanos: “Sede fecundos e tornai-vos muitos, e enchei a terra, e sujeitai-a, e tende em sujeição os peixes do mar, e as criaturas voadoras dos céus, e toda criatura vivente que se move na terra.” (Gênesis 1:28)
Assim, o primeiro casal e seus descendentes deveriam transformar a Terra inteira num paraíso.
As coisas não saíram imediatamente de acordo com o propósito original de Jeová para a humanidade. Contudo, ele ainda será cumprido. — Isaías 46:9-11; 55:11.
Enquanto isso, o desejo — a necessidade — que a humanidade tem de conhecer a Deus e de ter uma relação com ele fica evidente em sua busca por um objetivo.
O homem foi criado como um ser inteligente que tem o desejo de explorar e compreender as coisas. E a Bíblia diz que ele continuará acumulando conhecimento satisfatório sobre Deus e sua criação para sempre.

Um escritor bíblico expressou o objetivo do homem da seguinte forma: “Vi a ocupação que Deus deu aos filhos da humanidade para se ocuparem nela. Tudo ele fez bonito no seu tempo. Pôs até mesmo tempo indefinido no seu coração, para que a humanidade nunca descobrisse o trabalho que o verdadeiro Deus tem feito do começo ao fim. Vim saber que não há nada melhor para eles do que alegrar-se e fazer o bem durante a sua vida; e também que todo homem coma e deveras beba, e veja o que é bom por todo o seu trabalho árduo. É a dádiva de Deus.” (Eclesiastes 3:10-13) 

Assim, a humanidade nunca descobrirá tudo sobre Deus e sua criação.
Aprenda sobre Deus
Você pode conhecer a Jeová por analisar sua criação.
Um escritor bíblico disse que as “qualidades invisíveis [de Deus] são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, porque são percebidas por meio das coisas feitas, mesmo seu sempiterno poder e Divindade”. (Romanos 1:20)
De fato, pode-se aprender muito sobre o amor, a sabedoria e o poder de Jeová por meio da criação.
Outra fonte vital de informações sobre Deus é a Bíblia.
Aprende-se muito mais sobre Jeová — seus conceitos, qualidades e propósitos — lendo esse livro inspirado do que analisando a criação.
A Bíblia declara sobre o propósito de Deus: “Quanto aos céus, os céus pertencem a Jeová, mas a terra ele deu aos filhos dos homens.” (Salmo 115:16)
Assim, é razoável concluir que o único lugar adequado no Universo para a humanidade viver é a Terra, que foi feita por Jeová exatamente com esse objetivo.
Então, o que dizer do infinito cosmo?
Será que todas as estrelas à nossa volta estão ali apenas para manter nosso sistema solar em perfeito equilíbrio, a fim de possibilitar a vida na Terra?
Será que o objetivo dos corpos celestes é simplesmente embelezar o céu à noite?
Temos de admitir que há muitas coisas que ainda não sabemos.
Mas isso é bom! Por quê?
A eternidade não será suficiente para que a humanidade entenda tudo sobre as criações e os propósitos de Deus. Ele quer que nosso futuro seja repleto de descobertas e alegria sem fim.
A vida eterna em felicidade na Terra dará à humanidade obediente ampla oportunidade de descobrir muito mais coisas sobre o Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário