21 abril, 2013

O TERNO CUIDADO DE DEUS PARA OS IDOSOS





Mostrar consideração pelos sentimentos dos idosos é essencial. Não é incomum eles se sentirem frustrados por não poderem fazer tudo que eram capazes de fazer quando eram mais jovens e tinham mais saúde.
Se você é uma pessoa idosa, tem tido tais sentimentos dolorosos? Ou há épocas em que acha que Jeová o abandonou? 
É bem possível que o salmista, na sua idade avançada, tenha tido sentimentos parecidos, pois ele pediu a Jeová: “Não me lances fora no tempo da velhice; não me deixes quando meu poder falhar. . . . Não me abandones mesmo até a velhice e as cãs, ó Deus.” (Sal. 71:9, 18) 
Certamente, Jeová não estava em vias de abandonar o compositor desse salmo, e Ele não vai abandonar você. Em outro salmo, Davi expressou sua confiança no apoio de Deus. (Leia Salmo 68:19.) 
Tenha a certeza de que, se você é um cristão idoso fiel, Jeová está com você e continuará a ampará-lo dia a dia.
Tudo o que você, já fez e ainda faz para a glória de Deus jamais cairá no Seu esquecimento. “Deus não é injusto, para se esquecer de vossa obra e do amor que mostrastes ao seu nome”, diz a Bíblia. (Heb. 6:10) 
Portanto, evite adotar um ponto de vista negativo, ou a falsa idéia de que a idade avançada o impede de ser útil a Jeová. Esforce-se a substituir pensamentos deprimentes e pessimistas por pensamentos positivos. 
Alegre-se com suas bênçãos e sua esperança para o futuro. Nós temos ‘um futuro e uma esperança’ — os melhores possíveis —, e eles são garantidos pelo Criador. (Jer. 29:11, 12; Atos 17:31; 1 Tim. 6:19) 
Medite na sua esperança, esforce-se para ficar jovem na mente e no coração, e jamais subestime o valor de sua presença na congregação!
A Bíblia deixa claro que os idosos podem continuar produtivos em sentido espiritual, apesar dos problemas da idade avançada. O salmista declarou: “Os que foram plantados na casa de Jeová . . . continuarão ainda a medrar [prosperar] durante o encanecer [velhice], continuarão gordos e com frescor.” (Sal. 92:13, 14) 
O apóstolo Paulo, que possivelmente teve de lidar com uma aflição física, ‘não desistiu, ainda que o homem que ele era por fora se definhasse’. — Leia 2 Coríntios 4:16-18.
Muitos exemplos atuais provam que é possível os idosos ‘continuarem a medrar’. Mas os desafios da doença e da velhice podem ser desanimadores, mesmo para aqueles que têm familiares atenciosos e prestimosos. E aqueles que cuidam de idosos ou de doentes crônicos também podem ficar esgotados. 
A congregação tem tanto o privilégio como o dever de colocar seu amor em ação em favor dos idosos e dos que cuidam deles. (Gál. 6:10) 
Essa ajuda mostra que, de fato, não estamos simplesmente dizendo a esses irmãos que ‘se mantenham aquecidos e bem alimentados’, sem ajudá-los na prática. — Tia. 2:15-17.
A idade avançada pode, de certo modo, mudar as atividades de um cristão, mas o tempo não diminui o amor de Jeová por seus servos idosos leais. 
Ao contrário, todos esses fiéis cristãos são preciosos aos Seus olhos, e ele nunca os abandonará. (Sal. 37:28; Isa. 46:4) Jeová os ajudará e guiará durante todos os anos da idade avançada. — Sal. 48:14.


Um comentário:

  1. Olá querida irmã Sonia,é muito importante lembrarmos com carinho dos idosos.Abraços irmã que Jeová esteja sempre com você.

    ResponderExcluir