14 junho, 2013

Lidar com as causas de aflição



TEXTO DIÁRIO:

Precisamos de consolo em várias situações na vida. Uma das maiores causas de tristeza é a morte de uma pessoa amada, especialmente o cônjuge ou um filho. O consolo talvez seja necessário também quando a pessoa é vítima de discriminação ou preconceito. Saúde fraca, idade avançada, pobreza, problemas no casamento ou condições mundiais aflitivas podem fazer com que a pessoa precise de consolo.

Quando há aflição, talvez precisemos de consolo que alivie o coração, a mente, as emoções e a saúde física e espiritual. Por exemplo, veja o coração.
A Palavra de Deus reconhece que nosso coração pode ficar “quebrantado e esmagado”. (Sal. 51:17
Jeová certamente é capaz de lidar com essa situação, pois “está sarando os quebrantados de coração e está [enfaixando] seus pontos doloridos”. (Sal. 147:3
Mesmo nas situações graves, Deus pode oferecer alívio a um coração angustiado se lhe pedirmos com plena fé e obedecermos seus mandamentos.
Leia 1 João 3:19-22; 5:14, 15.

Nossa mente muitas vezes precisa de consolo por causa da aflição mental que pode resultar de diversas provações. Com nossas próprias forças, provavelmente não passaríamos com êxito por essas provas de fé. Mas o salmista cantou: “Quando os meus pensamentos inquietantes se tornaram muitos no meu íntimo, tuas próprias consolações começaram a afagar a minha alma.” (Sal. 94:19
E Paulo escreveu: “Não estejais ansiosos de coisa alguma, mas em tudo, por oração e súplica, junto com agradecimento, fazei conhecer as vossas petições a Deus; e a paz de Deus, que excede todo pensamento, guardará os vossos corações e as vossas faculdades mentais por meio de Cristo Jesus.” (Fil. 4:6, 7
Ler as Escrituras e meditar nelas pode ser de grande ajuda para lidar com a aflição mental.  2 Tim. 3:15-17.

Acontecimentos aflitivos podem exercer um efeito negativo em nossa saúde física.Naturalmente, alimentação adequada, descanso suficiente, algum exercício e boa higiene podem nos ajudar. 
Além disso, pensar nas promessas da Bíblia para o futuro pode ajudar a melhorar nossa saúde. 
Assim, quando estamos angustiados, podemos nos lembrar do que Paulo passou e de suas palavras encorajadoras: “Somos apertados de todos os modos, mas não comprimidos sem nos podermos mover; estamos perplexos, mas não inteiramente sem saber o que fazer; somos perseguidos, mas não ficamos cambaleando; somos derrubados, mas não destruídos.” — 2 Cor. 4:8, 9.


Nenhum comentário:

Postar um comentário